Serviços

PROJETO TÉCNICO (PT)

O Projeto técnico é utilizado para apresentação das medidas de segurança contra incêndio em edificações e áreas de risco que possuam área de construção acima de 750 m² e/ou com altura acima de três pavimentos. Exceto os casos que se enquadram nas regras para Projeto Técnico Simplificado, Projeto Técnico para Instalação e Ocupação Temporária. Somos especialistas em elaboração e aprovação do projeto técnico junto ao Corpo de Bombeiros. Alguns dos nossos serviços incluem: • Elaboração e aprovação do projeto técnico; • Elaboração do plano de prevenção e proteção de combate a incêndio (PPCI); • Substituição de projeto técnico via FAT (Formulário de atendimento técnico).

EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE AVCB

O AVCB (AUTO DE VISTORIA DO CORPO BOMBEIROS) é uma licença emitida pelo CBPME (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado) que tem como finalidade assegurar que o local a ser licenciado atenda todas as condições necessárias e obrigatórias de segurança contra incêndio e pânico.
O AUTO DE VISTORIA DO CORPO BOMBEIROS é obrigatório em locais com:
• Atividade comercial tais como (Restaurantes, Indústrias, Hospitais e Comércios em Geral;
• Edifício residencial (multifamiliar);
• Construção, Ampliação e Reforma dos estabelecimentos já citados;
• Mudança ou ocupação de uso;
• Regularização das edificações e áreas de risco;
• Ocupação temporária (circos e eventos temporários).
Caso o estabelecimento não esteja em conformidade com as disposições previstas na legislação pode ser gerado infrações, penalidades e recursos administrativos como advertências escritas, multas e cassação das licenças do Corpo de Bombeiros.
Alguns dos nossos serviços incluem:
• Emissão do Laudo AVCB;
• Renovação do Laudo AVCB.



EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE CLCB

O CLCB é um certificado de licenciamento do Corpo de Bombeiros. Possui a mesma função de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Para ser determinado qual tipo de certificado deve ser liberado para o estabelecimento é levado em consideração a sua área construída, altura da edificação, risco de incêndio e outros critérios adotado na instrução técnica IT-01 do Corpo de Bombeiros do estado adquirido.
Baseado na instrução técnica podemos citar alguns critérios, são eles:
• Área construída menor ou igual a 750;
• Altura até 12 m e/ou 3 pavimentos;
• Não comercializar ou revender gás liquefeito de petróleo – GLP;
• Baixa carga de incêndio.
É importante a verificação da classificação do seu estabelecimento para a correta solicitação junto ao Corpo de Bombeiros. É indicado realizar consulta em empresas capacitadas em emissões de CLCB para que seja feito os devidos procedimentos de acordo com as normas técnicas para a liberação do seu auto de vistoria.


OBTENÇÃO DO PPCI

Significa plano de prevenção e proteção de combate a incêndio (PPCI), baseado em um conjunto de ações que possam garantir a segurança das pessoas. Esse plano é exigido por lei, sendo um documento fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros para verificar se as instalações e implementações realizadas no local estão de acordo com as normas vigentes.
Esse plano de prevenção deve ser realizado para qualquer tipo de estabelecimento comercial, residencial ou industrial que necessite obter o AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros) ou CLCB (Certificado de Licenciamento do corpo de bombeiros).
A elaboração do plano PPCI deve ser realizada por um profissional habilitado que possui o credenciamento junto ao Conselho do CREA. Esse profissional deve ser registrado e possuir curso superior para estar apto a realizar a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, um laudo que tem como objetivo definir os responsáveis técnicos por uma determinada obra ou prestação de serviço.
O profissional habilitado para elaborar o PPCI vai adotar e implantar as medidas de segurança necessárias para a prevenção de incêndios. As medidas serão analisadas pelo Corpo de Bombeiros. Após a aprovação do plano o órgão responsável irá realizar a fiscalização através de uma vistoria onde será verificado se as instalações estão de acordo com o plano aprovado. Os bombeiros irão averiguar o PPCI e poderão exigir novas medidas de segurança, além de poderem determinar um período para que as mesmas sejam executadas.
Os itens a serem instalados pelo PPCI vai ser analisado de acordo com o risco do local, carga de incêndio e outros critérios baseados nas instruções técnicas.
Alguns exemplos de equipamentos que podem ser instalados são citados abaixo:
• Extintores de Incêndio;
• Placas de Sinalização;
• Portas corta Fogo;
• Saídas de Emergência;
• Hidrantes;
• Lâmpadas de Emergência;


OBTENÇÃO DO RPCI

O RPCI (Relatório Preventivo Contra Incêndio) é uma alternativa ao PPCI (Projeto Preventivo Contra Incêndio) para edificações de até 80m². O objetivo é simplificar o processo de regularização, tornando-o mais ágil e menos burocrático.
O RPCI é um relatório técnico elaborado por profissionais habilitados em segurança contra incêndio, que descreve as medidas preventivas e os sistemas de proteção contra incêndio existentes na edificação. O relatório deve ser elaborado conforme as normas e regulamentações específicas da localidade onde a edificação está localizada.
Após a elaboração do RPCI, é realizada a instalação dos sistemas de proteção contra incêndio previstos no relatório. Em seguida, o Corpo de Bombeiros realiza a vistoria de habite-se, que inclui a análise do RPCI para verificar se as medidas de segurança previstas estão conforme as normas e regulamentações.
Se todas as medidas previstas no RPCI estiverem corretas e as instalações estiverem de acordo com as normativas, o Corpo de Bombeiros concede o Atestado de Habite-se, finalizando os processos junto ao órgão.
É importante destacar que o RPCI é uma opção viável apenas para edificações de baixa complexidade. Edificações com maior grau de complexidade devem seguir o processo completo do PPCI. Além disso, a segurança contra incêndio é uma responsabilidade compartilhada entre proprietários e ocupantes, e a manutenção das medidas de segurança deve ser constante e periódica.


GERENCIAMENTO E FISCALIZAÇÕES DE OBRA


BENEFÍCIOS DE TER O GERENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS
Contratar o serviço de gerenciamento e fiscalização de obras é uma grande vantagem, pois esse serviço proporciona que cada etapa da obra seja realizada com mais qualidade e foco no cumprimento tanto de prazos de entrega, quanto orçamentária, com o objetivo de reduzir os custos e evitar a todo modo prejuízos, atrasos e realizar a prevenção de possíveis intercorrências durante a execução do projeto.
No mercado, o serviço de gerenciamento e fiscalização de obras é fornecido por setores da construção civil, como as construtoras, porém, com o aumento da demanda e complexidade dos projetos, esse serviço também pode ser encontrado em empresas que trabalham especificamente com esse ramo e atuam com independência em relação à construtora, fornecedores e demais projetistas, dessa forma podem garantir a isenção no caso de dúvidas ou incompatibilidades.
O serviço de gerenciamento e fiscalização de obras de qualidade tem em sua base uma equipe de especialistas e técnicos com conhecimento avançado em normas e procedimentos específicos. Além disso, esse trabalho conta com suprimentos tecnológicos, tais como softwares e programas de gestão de projetos bem estruturados. Espera-se desse serviço a avaliação rigorosa de possíveis impactos negativos e a manutenção do ritmo de obra para obter otimização do tempo de produtividade.
Investir em um gerenciamento e fiscalização de obras é assegurar o controle orçamentário e a finalização com sucesso do projeto, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Para isso, ao contratar esse serviço, é necessário sempre avaliar a experiência e a expertise dos profissionais envolvidos.

LAUDO TÉCNICO


O que é um laudo técnico?
Laudo técnico é um documento emitido após vistorias ou visitas técnicas com o objetivo de apontar falhas e pontos de atenção encontrados na inspeção, atuando como um diagnóstico do ativo vistoriado.
O laudo é utilizado em diversas áreas de atuação, como:
• Construção civil;
• Equipamentos de combate a incêndios;
• Entre outras.
Seu objetivo é trazer um parecer completo do ativo com base na análise do técnico que realizou a inspeção. Assim, ele pode servir de base para solicitação de chamados, emissão de alvará, pagamento de seguros e até como histórico, guiando os próximos passos a serem seguidos.
Por isso, o laudo técnico pode ser um requisito para:
• Avaliação de imóveis;
• Exame pericial;
• Acompanhamento de obras;
• Manutenção preventiva em equipamentos;
• E muito mais.
Assim, o laudo deve trazer uma avaliação completa do item analisado, com as impressões do profissional que fez a vistoria.


QUEM VAI TE GUIAR NESTA JORNADA?

Se você ainda não me conhece, eu sou Tamilis Santos, Engenheira Civil, e especialista em Projetos de Prevenção e Combate a Incêndios e BIM.
Com mais de 5 anos de experiencia na área, meu curso principal, e também Pós-Graduação em Projetos de Bim; Projetos de Combate a Incêndios, e Obras.
Aqui, compartilho informações e Projetos de Prevenção e Combate a Incêndios, serviços de engenharia; projetos, e laudos técnicos e pericias e avaliações.

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