PROJETO TÉCNICO (PT)
O Projeto técnico é utilizado para apresentação das medidas de segurança contra incêndio em edificações e áreas de risco que possuam área de construção acima de 750 m² e/ou com altura acima de três pavimentos. Exceto os casos que se enquadram nas regras para Projeto Técnico Simplificado, Projeto Técnico para Instalação e Ocupação Temporária. Somos especialistas em elaboração e aprovação do projeto técnico junto ao Corpo de Bombeiros. Alguns dos nossos serviços incluem: • Elaboração e aprovação do projeto técnico; • Elaboração do plano de prevenção e proteção de combate a incêndio (PPCI); • Substituição de projeto técnico via FAT (Formulário de atendimento técnico).EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE AVCB
O AVCB (AUTO DE VISTORIA DO CORPO BOMBEIROS) é uma licença emitida pelo CBPME (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado) que tem como finalidade assegurar que o local a ser licenciado atenda todas as condições necessárias e obrigatórias de segurança contra incêndio e pânico. O AUTO DE VISTORIA DO CORPO BOMBEIROS é obrigatório em locais com: • Atividade comercial tais como (Restaurantes, Indústrias, Hospitais e Comércios em Geral; • Edifício residencial (multifamiliar); • Construção, Ampliação e Reforma dos estabelecimentos já citados; • Mudança ou ocupação de uso; • Regularização das edificações e áreas de risco; • Ocupação temporária (circos e eventos temporários). Caso o estabelecimento não esteja em conformidade com as disposições previstas na legislação pode ser gerado infrações, penalidades e recursos administrativos como advertências escritas, multas e cassação das licenças do Corpo de Bombeiros. Alguns dos nossos serviços incluem: • Emissão do Laudo AVCB; • Renovação do Laudo AVCB.EMISSÃO E RENOVAÇÃO DE CLCB
O CLCB é um certificado de licenciamento do Corpo de Bombeiros. Possui a mesma função de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Para ser determinado qual tipo de certificado deve ser liberado para o estabelecimento é levado em consideração a sua área construída, altura da edificação, risco de incêndio e outros critérios adotado na instrução técnica IT-01 do Corpo de Bombeiros do estado adquirido. Baseado na instrução técnica podemos citar alguns critérios, são eles: • Área construída menor ou igual a 750; • Altura até 12 m e/ou 3 pavimentos; • Não comercializar ou revender gás liquefeito de petróleo – GLP; • Baixa carga de incêndio. É importante a verificação da classificação do seu estabelecimento para a correta solicitação junto ao Corpo de Bombeiros. É indicado realizar consulta em empresas capacitadas em emissões de CLCB para que seja feito os devidos procedimentos de acordo com as normas técnicas para a liberação do seu auto de vistoria.OBTENÇÃO DO PPCI
Significa plano de prevenção e proteção de combate a incêndio (PPCI), baseado em um conjunto de ações que possam garantir a segurança das pessoas. Esse plano é exigido por lei, sendo um documento fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros para verificar se as instalações e implementações realizadas no local estão de acordo com as normas vigentes. Esse plano de prevenção deve ser realizado para qualquer tipo de estabelecimento comercial, residencial ou industrial que necessite obter o AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros) ou CLCB (Certificado de Licenciamento do corpo de bombeiros). A elaboração do plano PPCI deve ser realizada por um profissional habilitado que possui o credenciamento junto ao Conselho do CREA. Esse profissional deve ser registrado e possuir curso superior para estar apto a realizar a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, um laudo que tem como objetivo definir os responsáveis técnicos por uma determinada obra ou prestação de serviço. O profissional habilitado para elaborar o PPCI vai adotar e implantar as medidas de segurança necessárias para a prevenção de incêndios. As medidas serão analisadas pelo Corpo de Bombeiros. Após a aprovação do plano o órgão responsável irá realizar a fiscalização através de uma vistoria onde será verificado se as instalações estão de acordo com o plano aprovado. Os bombeiros irão averiguar o PPCI e poderão exigir novas medidas de segurança, além de poderem determinar um período para que as mesmas sejam executadas. Os itens a serem instalados pelo PPCI vai ser analisado de acordo com o risco do local, carga de incêndio e outros critérios baseados nas instruções técnicas. Alguns exemplos de equipamentos que podem ser instalados são citados abaixo: • Extintores de Incêndio; • Placas de Sinalização; • Portas corta Fogo; • Saídas de Emergência; • Hidrantes; • Lâmpadas de Emergência;OBTENÇÃO DO RPCI
O RPCI (Relatório Preventivo Contra Incêndio) é uma alternativa ao PPCI (Projeto Preventivo Contra Incêndio) para edificações de até 80m². O objetivo é simplificar o processo de regularização, tornando-o mais ágil e menos burocrático. O RPCI é um relatório técnico elaborado por profissionais habilitados em segurança contra incêndio, que descreve as medidas preventivas e os sistemas de proteção contra incêndio existentes na edificação. O relatório deve ser elaborado conforme as normas e regulamentações específicas da localidade onde a edificação está localizada. Após a elaboração do RPCI, é realizada a instalação dos sistemas de proteção contra incêndio previstos no relatório. Em seguida, o Corpo de Bombeiros realiza a vistoria de habite-se, que inclui a análise do RPCI para verificar se as medidas de segurança previstas estão conforme as normas e regulamentações. Se todas as medidas previstas no RPCI estiverem corretas e as instalações estiverem de acordo com as normativas, o Corpo de Bombeiros concede o Atestado de Habite-se, finalizando os processos junto ao órgão. É importante destacar que o RPCI é uma opção viável apenas para edificações de baixa complexidade. Edificações com maior grau de complexidade devem seguir o processo completo do PPCI. Além disso, a segurança contra incêndio é uma responsabilidade compartilhada entre proprietários e ocupantes, e a manutenção das medidas de segurança deve ser constante e periódica.GERENCIAMENTO E FISCALIZAÇÕES DE OBRA
BENEFÍCIOS DE TER O GERENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS Contratar o serviço de gerenciamento e fiscalização de obras é uma grande vantagem, pois esse serviço proporciona que cada etapa da obra seja realizada com mais qualidade e foco no cumprimento tanto de prazos de entrega, quanto orçamentária, com o objetivo de reduzir os custos e evitar a todo modo prejuízos, atrasos e realizar a prevenção de possíveis intercorrências durante a execução do projeto. No mercado, o serviço de gerenciamento e fiscalização de obras é fornecido por setores da construção civil, como as construtoras, porém, com o aumento da demanda e complexidade dos projetos, esse serviço também pode ser encontrado em empresas que trabalham especificamente com esse ramo e atuam com independência em relação à construtora, fornecedores e demais projetistas, dessa forma podem garantir a isenção no caso de dúvidas ou incompatibilidades. O serviço de gerenciamento e fiscalização de obras de qualidade tem em sua base uma equipe de especialistas e técnicos com conhecimento avançado em normas e procedimentos específicos. Além disso, esse trabalho conta com suprimentos tecnológicos, tais como softwares e programas de gestão de projetos bem estruturados. Espera-se desse serviço a avaliação rigorosa de possíveis impactos negativos e a manutenção do ritmo de obra para obter otimização do tempo de produtividade. Investir em um gerenciamento e fiscalização de obras é assegurar o controle orçamentário e a finalização com sucesso do projeto, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Para isso, ao contratar esse serviço, é necessário sempre avaliar a experiência e a expertise dos profissionais envolvidos.LAUDO TÉCNICO
O que é um laudo técnico? Laudo técnico é um documento emitido após vistorias ou visitas técnicas com o objetivo de apontar falhas e pontos de atenção encontrados na inspeção, atuando como um diagnóstico do ativo vistoriado. O laudo é utilizado em diversas áreas de atuação, como: • Construção civil; • Equipamentos de combate a incêndios; • Entre outras. Seu objetivo é trazer um parecer completo do ativo com base na análise do técnico que realizou a inspeção. Assim, ele pode servir de base para solicitação de chamados, emissão de alvará, pagamento de seguros e até como histórico, guiando os próximos passos a serem seguidos. Por isso, o laudo técnico pode ser um requisito para: • Avaliação de imóveis; • Exame pericial; • Acompanhamento de obras; • Manutenção preventiva em equipamentos; • E muito mais. Assim, o laudo deve trazer uma avaliação completa do item analisado, com as impressões do profissional que fez a vistoria.
QUEM VAI TE GUIAR NESTA JORNADA?
Se você ainda não me conhece, eu sou Tamilis Santos, Engenheira Civil, e especialista em Projetos de Prevenção e Combate a Incêndios e BIM.
Com mais de 5 anos de experiencia na área, meu curso principal, e também Pós-Graduação em Projetos de Bim; Projetos de Combate a Incêndios, e Obras.
Aqui, compartilho informações e Projetos de Prevenção e Combate a Incêndios, serviços de engenharia; projetos, e laudos técnicos e pericias e avaliações.